quarta-feira, 3 de março de 2010

NOVIDADES LITERÁRIAS


Pode parecer demagogia (quem se importa?) mas eu nunca me acostumei direito com esse negócio de ser chamada de POETA. Costumo dizer que acredito e reverencio na poesia, mas nos poetas não. Não sei se se nasce assim. Na verdade, creio que - por mais clichê que pareça - o tal poeta tem muito mais a ver com estado de espírito do que com crachá autenticado na sociedade oficial dos poetas anônimos.

Em todo caso, como diz o adorado Oswaldo Montenegro "não é nada disso que eu ia falar". O que eu tenho pra falar são duas (praticamente três) notícias mui agradáveis que, embora sobre seus poetas, é uma exaltação à poesia. Isso que me encanta: por mais que a obra seja pessoal e intransferível (ainda bem!), a cada lançamento de livro, a cada evento literário é a poesia, é a beleza da poesia que eu quero assistir e aplaudir. E assim sendo, tenho dois convites pra vocês:

Primeiro: amanhã, dia 4 de março, às 19h45, o Núcleo Literário Blecaute (responsáveis por uma revista eletrônica de poesia que eu tive o prazer de participar na primeira edição), estará lançando dois livros lá no CEDUC I. O livro "Ofício de engordar sombras" tive o prazer de ler ainda em estado de feto, quando eu e Bruno Gaudêncio (seu autor) iniciamos uma comunicação via e-mails (já não se fazem poetas como antigamente, tá vendo?) cheia de achismos líricos que é sempre bom de ter. Digo achismos porque sempre que alguém me pede pra ler e opiniar sobre sua poesia (como o Bruno fez) eu sempre falo que nem sou, nem quero ser crítica literária, e que falo de versos mais por identificação do que por didatismo.

O outro livro, "O Vermelho das Hóstias Brancas" é do querido João Matias, com quem - entre um seminário e outro - eu sentava nos bancos do bloco BC pra descobrir que se pode ter paixões intensas pela mesma arte, mas por caminhos completamente diferentes. João é o tipo de escritor "responsável", que eu diria até - para fazer alusão ao título dos livros seu e do seu amigo - engorda os versos como um ofício sagrado. Admiro a disciplina com que escreve. Admiro e não compartilho. Sou um caos, como alguns já sabem. Não compartilho e ainda assim temos sempre papos muito ricos de lirismo. Aos dois amigos, "toda poesia que houver nessa vida e algum trocado pra dar garantia"!

A outra novidade é a Flibo (http://flibo2010.blogspot.com/) a feira literária de Boqueirão organizada por ninguém mais, ninguém menos do que a queridíssima Mirtes Waleska. Pela forma como encara e age com a poesia, sou fã dessa moça bonita. Estarei por lá no domingo (dia 21) divulgando meus filhos literários. Os meninos - João e Bruno - estarão na sexta, lançando por lá também suas obras. Combinei com a Mirtes, ainda, de aproveitar o evento para reiterar a campanha ESQUEÇA UM LIVRO PARA ALGUÉM. Serão 20 livros esquecidos propositadamente lá na FLIBO, para nos relembrar, num evento tão especial, que esquecer pode servir para encontrar.

Por fim, não é um convite, mas um agradecimento público. o jornalista e escritor Mário Gerson (editor do jornal Gazeta do Oeste, lá no Rio Grande do Norte, http://www.gazetadooeste.com.br) é sempre muito solítico e bondoso com minhas publicações. Anda fazendo "propaganda" do novo livro já em sua coluna e semana passada publicou um texto aqui do blog por lá. A palavra "obrigada", Mário, não é poética, mas faz as vezes de ser por falta de outra ainda inexistente.

Novidades literárias são sempre bem-vindas. Não é à toa a frase do poeta (seja lá o que for isso): "a poesia é a eterna novidade do mundo".

Beijos recitados,
Samelly Xavier

2 Comments:

João Matias said...

Minha princesa amada dos versos curtos em palavras mornas, muito obrigado pela divulgação. Tens o eterno carinho do Núcleo Blecaute e sempre uma vaga no coração diagramado à pdf.
Um grande beijo proseado.
=]

João Matias.

Mário Gerson said...

Samelly, conte conosco. Venha lançar o livro aqui. Vai gostar.